segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fedegoso

Fedegoso, Cavaleira, Visigodes, Cavaloa ou Trevo-betuminoso, são inúmeros os nomes vulgares pertencentes a esta planta de nome científico Bituminaria bituminosa.

Esta espécie pertence à família Fabaceae e é indígena da Madeira, Canárias, sul da Europa, norte de África e oeste da Ásia. Na ilha da Madeira, é frequente em locais expostos e secos até aos 650 m de altitude, junto ao mar e no interior, ao longo de caminhos ou em terrenos agrícolas abandonados.

É uma herbácea perene, pubescente de folhas trifoliadas, cujos foliólos são ovados-orbiculares a lineares-lanceolados; as flores estão dispostas em capítulos de 4-17 flores, de cor azul-violácea a branco; o seu fruto é uma vagem com pêlos brancos e pretos. Possui um cheiro forte a betume ou a nafta.

Esta planta, segundo alguns dados etnográficos existentes, era utilizada na ilha da Madeira como tónico capilar.

2 comentários:

Fajã da Ovelha disse...

Na Fajã da Ovelha existe muito essa planta.
Agora não tenho visto, mas antigamente as pessoas, sobretudo as mulheres lavavam a cabeça com uma infusão para evitar a queda de cabelo. será que há estudos para comprovarem que de facto a sabedoria popular fala verdade?

Licínia Ramos disse...

O uso desta planta na ilha da Madeira como tónico capilar encontra-se em registos etnográficos, que remontam à década de 30. Conheço trabalhos cientificos que estudam um composto(isoflavenoídes)desta espécie,mas sinceramente,não sei se há estudos que foquem particularmente esta utilização. Na minha opinião, o uso de plantas medicinais proveniente apenas de conhecimento empírico, deve ser feito com cautela.