quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Plantas Aromáticas e Medicinais (Ilha da Madeira)


   "Na ilha da Madeira cerca de ¼ dos taxa têm aplicações aromáticas e medicinais, bem como são usados na veterinária e em superstições/rituais. As famílias mais utilizadas são as Poaceae, Labiatae, Asteraceae, seguindo-se das Rosaceae; por ordem de utilização, encontramos as plantas autóctones, introduzidas, cultivares, e por fim as endémicas. Das plantas introduzidas, a maioria é proveniente da Europa, América Central e do Sul, e Ásia.
    Relativamente às plantas medicinais, verifica-se através de vários estudos realizados na ilha, que a maioria das mesmas era utilizada para uso interno, sendo os principais modos de preparação, o “chá” (termo utilizado para as infusões ou decoções), seguidamente, da “infusão” (macerações alcoólicas) de misturas de uma ou mais plantas em aguardente de borra de vinho ou de cana-de-açúcar, sumos, e ainda ingestão direta de partes de plantas (e.g. fruto). Para uso externo, as plantas eram aplicadas através de cataplasmas, lavagens, aplicação direta do látex, vapores e “fumos” (e.g. queima de folhas). Em geral, as partes mais usadas são as folhas, raminhos e frutos, que quando possível, eram utilizadas em estado fresco.
     As espécies medicinais e aromáticas mais referidas para a ilha são: o Laurus novocanariensis  (loureiro); Rosmarinus officinalis L. (alecrim); Senecio serpens  (bálsamo de canudo); entre outras.
 
Fonte: Ramos, L.; Menezes de Sequeira, M. (2015). Plantas Aromáticas e Medicinais (Ilha da Madeira). Disponível em: http://aprenderamadeira.net/plantas-aromaticas-e-medicinais-na-ilha-da-madeira/

1 comentário:

SABIA disse...

Bom dia e muito prazer.

Meu nome é Junko OSADA, farmacêutica do Japão, pesquisadora de plantas
medicinais.

Eu li seu artigo sobre plantas medicinais e tive interesse pelas plantas
medicinais de Portugal.

Eu imagino que deveria ter plantas medicinais orígem da Madeira.

Mas não consegui ter informações que queria.




Gostaria de saber se realmente existem as plantas medicinais orígens da
Madeira, inclusíve como as pessoas da Madeira usam essas plantas
medicinais no cotidiano...




Eu agradeceria muito se indicasse alguma informação sobre essa ou pessoa

conhecesse.

Se pudesse, gostaria que indicasse boa época para ir e conhecer essas
plantas medicinais.




Melhores comprimentos,

Junko OSADAEu vi sua Bog;Botanica nas iIlha