sábado, 30 de abril de 2016

Jardim Botânico da Madeira

    No século XIX, com o objetivo de abastecer os jardins do reino, e ainda se necessário, vários jardins e estufas por toda a Europa foi sugerido pelo botânico austríaco  Frederico Welwitsch, a criação de dois jardins de aclimação na ilha da Madeira,  um dos quais foi implementado na Lombada, freguesia de Monte, mas extinto pouco tempo depois, permanecendo atualmente, apenas o nome "Quinta do Jardim Botânico".
    O atual Jardim Botânico da Madeira - Eng.º Rui Vieira, foi adquirido na década de cinquenta do século XX, pela Junta Geral do Distrito do Funchal com intuito de albergar os serviços da Estação Agrária e de instalar a futura sede. Esta, Quinta do Bom Sucesso (Quinta da Paz ou Quinta Reid) adquirida a Manuel Gomes da Silva, localizada perto da Levada do Bom Sucesso, possuía alguns hectares e ainda a antiga residência da família Reid, antes de 1936. Posteriormente, foram adquiridos pela mesma entidade, Junta Geral do Distrito  do Funchal,  outros terrenos e anexos incorporados ao  jardim. Nos dias de hoje, o Jardim Botânico, que engloba um museu de história natural, jardins e espaços temáticos, comemora o seu aniversário a 30 de abril, de modo a homenagear o seu primeiro diretor, Sr. Eng. Rui Manuel da Silva Vieira.

Silva, F.A., Meneses, C.A., 1998. Elucidário Madeirense. 3 vols. Ed. fac-símile da edição de 1940-1946. Funchal. Secretária Regional de Turismo e Cultura Direção Regional dos Assuntos Culturais.

1 comentário:

Karina F. disse...

Olá, boa tarde!
Meu nome é Karina, trabalho com o botânico Rodrigo Polisel desenvolvendo videoaulas e cursos online, além dos cursos presenciais que ele já oferece desde 2008 sobre botânica e meio ambiente na base de campo da Brasil Bioma em Juquitiba/SP. Gostaria de vir aqui lhe fazer uma proposta. Na verdade, 2 propostas.
Por gentileza entre em contato comigo pelo meu email kafichel#gmail.com (# = @) para que eu te passe os detalhes, com certeza é algo bem positivo para vocês!
Obrigada,
Karina