Foi hoje realizada uma palestra, proferida pela Prof. Dr.ª Susana Fontinha que lidera a equipa de trabalho em representação da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a divulgação da candidatura da ilha do Porto Santo à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco, que tem como intuito contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural existente num determinado território de modo a aumentar e divulgar o conhecimento científico, e ainda promover o turismo e o desenvolvimento sustentável do Porto Santo.
Atualmente no nosso país existe a Rede Nacional de Reservas da Biosfera com representantes de todas as reservas nacionais e um representante da CNU (Comissão Nacional da Unesco), contando ainda com o auxílio técnico de universidades portuguesas convidadas e outras entidades. Esta rede comporta várias áreas, a nível continental e arquipélagos da Madeira e Açores.
Território Continental: Boquilobo, Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês –Xurés (Portugal/ Espanha), Berlengas - Peniche, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Portugal/ Espanha), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tejo Internacional (Portugal/ Espanha) e Castro Verde.
Arquipélago dos Açores - Corvo - Açores, Graciosa - Açores, Flores - Açores, Fajãs de S. Jorge - Açores.
Arquipélago da Madeira - Santana - Madeira e Porto Santo (candidatura).
Sem comentários:
Enviar um comentário