sábado, 9 de maio de 2020

Faveira

    A faveira de nome científico Vicia faba L. pertence à família Leguminosae. A cultura da faveira
remonta à pré-história, a cultura foi desenvolvida por hebreus e egípcios, o seu consumo foi sendo difundido pela Ásia e acabou por chegar à China, ainda na Idade do Bronze.  Segundo Heródoto, os sacerdotes do Egipto consideravam-na como um alimento impuro, e os  religiosos desviavam o olhar da planta por achar que ela encerrava a alma dos seus antepassados. 
Um dos pratos mais emblemáticos da cozinha tradicional egípcia é o ful medames. O nome da receita milenar significa "favas enterradas" por serem cozinhadas num pote de barro enterrado em cinzas, sendo depois ligeiramente pisadas e temperadas com alho, azeite, salsa e cebola. Na Grécia antiga, Pitágoras alertava os seus discípulos para se absterem de as comer pois achava que era como cérebros e continha a alma dos mortos. Na Era Romana era honrada com o estatuto de principal leguminosa destacando-a do grão ou da lentilha. Era oferecida em honra da deusa Carna num ritual chamado fabaria. Quando havia escassez de cereais secavam favas e trituravam-nas. A farinha de fava, que Plínio, chama de lomentum era misturada com trigo para fazer pães. Até ao século XVI, após a descoberta do Novo Mundo, a fava era um dos alimentos mais populares da Europa. 

Sabias que?
         Na Grécia Antiga, as favas eram usadas para eleger magistrados e outros membros de cargos políticos. A fava branca era um voto favorável, uma fava preta um voto contra. Os romanos usavam ainda a fava para escolher o rei das saturnais. Este hábito foi recuperado pela Igreja Católica para celebrar a Epifania e está na origem da tradição de colocar uma fava no bolo-rei. 

Sem comentários: