segunda-feira, 3 de maio de 2021

Anoneira, Noneira

A anona Annona cherimola Mill é originária da América Central e do Sul, e foi descoberta por navegadores europeus no Novo Mundo.
A civilização Inca acreditava que a anona tinha poderes afrodisíacos e tornava as mulheres férteis; sendo ainda, dada a crianças por ser muito doce e ter o efeito de as acalmar. Os incas chamavam-nas "chirimuya", que significa "semente fria" devido a germinarem em climas quentes e de altitudes elevadas. A sua utilização é antiga, tendo sido encontrados potes em terracota esculpidos em forma de anonas, que remontam ao VII séc. a.C. 
Pertencente à família Annonaceae, existem inúmeras variedades de anona, tais como: A. squamosa ou A. reticulata, todavia,  são as de epiderme mais lisa, as mais apetecíveis.
Na ilha da Madeira foi introduzida para fins alimentares, tendo se propagado por toda a região. Existem referências da sua utilização desde o século XVII.

Sabias que?
O fruto é utilizado para elaboração de bebidas e gelados, sendo a infusão das folhas, ainda usada para "baixar o açúcar no sangue". 

Sem comentários: