sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Visconde do Porto da Cruz


Freguesia do Porto da Cruz (fotografia retirada daqui)

Neste post gostava de lembrar ou dar a conhecer um homem que muito contribuiu para a etnografia e folclore madeirenses. É autor dos registos mais antigos que eu conheço (1935), de usos tradicionais de plantas medicinais madeirenses. Gostava eu, um dia, de poder conhecer mais :)
Visconde do Porto da Cruz, de seu nome Alfredo António de Castro Teles de Meneses de Freitas Branco, nasceu em 1890 e faleceu 7 décadas mais tarde. Jornalista, contribuiu de forma inquestionável para o estudo etnográfico, literário, folclórico... Entre as suas obras, que são inúmeras, destaco os trabalhos de recolha de utilizações populares de plantas medicinais na ilha da Madeira. Mostra, de certa forma, a importância que este tipo de conhecimento tradicional teve na população nessa época, bem como o uso e algumas espécies utilizadas.
"É na grande variedade de plantas que o Povo vai buscar os preciosos elementos da sua farmacopeia. Essas montanhas gigantescas (...), esses cabeços e esses prados sempre vestidos de verde, esses jardins e as quintas com exuberante e bizarra vegetação, fornecem a matéria- prima exigida pela medicina popular da região."
in A Flora Madeirense - Na Medicina Popular e na Indústria, 1950

1 comentário:

Fátima Isabel disse...

Bonita fotografia, e o Visconde merece bem uma referência.