sexta-feira, 9 de abril de 2021

Laranjeira

Os citrinos têm em geral excelentes qualidades gustativas, os europeus davam-lhes uma origem mitológica, diz-se que teriam vindo das terras de Hespérides, como oferta dos deuses tendo uma ligação aos feitos de Atlas no norte de África. Pensa-se que os citrinos chegaram à Europa trazidos pelos árabes e já eram conhecidos na região mediterrânica e em Portugal, antes dos Descobrimentos. Foram os portugueses que introduziram a laranjeira em Cabo Verde, S. Tomé e no Brasil, muito antes de ter chegado a Portugal, a laranja da China identificada como muito doce (provável Citrus sinensis), de paladar mais agradável, do que as laranjeiras "mais amargas" existentes (Citrus aurentium). 

A laranjeira (Citrus aurentium) pertence à família Rutaceae, prima do limoeiro ( Citrus limon) e da tangerineira (Citrus reticulata) é originária da Ásia. Na ilha da Madeira, existem ambas espécies de laranjeiras usadas como alimentares e medicinais; a infusão das folhas é usada como calmante. Assim como, utilizadas cascas das laranjas para elaboração de licores na época natalícia.

Sabias que?

As folhas da laranjeira (C. aurentium) contêm óleos essenciais e os frutos, possuem carotenos, vitaminas B1 e B2,  zinco, fósforo, etc. A planta tem propriedades antispéticas, calmantes e tónicas. É usada ainda em infusões para transtornos provocados pelo stress, para insónias e depressão. 

 

Sem comentários: