quinta-feira, 15 de julho de 2021

Amendoim

      No Verão pelo fim do dia surge a necessidade de uma bebida fresca, uma cerveja, acompanhada com uns amendoins enquanto suspiramos por dias mais frescos e sentimos uma leve brisa no rosto.

Os amendoins, salgados, caramelizados ou salteados com sal e pimentão doce são consumidos avidamente, independentemente de sabermos a sua origem ou família botânica. Originário da América do Sul, os portugueses no século XV já os encontravam cultivados no Brasil, levando-os mais tarde para África. O amendoim, Arachis hypogaea L. pertence à família Leguminosae e é parente dos tremoçeiros ou da alfarroba, apesar do seu enorme interesse como planta alimentar, só se difundiu e a sua cultura intensificou-se, quando as suas sementes se transformaram em matéria prima para extração de óleo, este de grande consumo em países industrializados nas zonas temperadas. 

Os amendoins rapidamente ingeridos numa mesa de praia são sementes dentro de vagens de  uma planta com folhas compostas e de  flores amareladas, que depois de fecundadas penetram no solo formando a vagem, sendo muitas vezes confundidas com nódulos das raízes. 

Sabias que?

A maior utilização do amendoim é para a produção de óleo. Na ilha da Madeira é usado como aperitivo ou para a confeção de bolos de frutos secos na época do Natal, substituído as nozes ou as amêndoas por serem mais caras. 


Sem comentários: