sexta-feira, 9 de julho de 2021

Semilheira, Batateira

 A semilha (Solanum tuberosum L.) no seu estado selvagem tem uma existência milenar. A sua domesticação terá começado seis milénios antes da Era Cristã, sabe-se, que era cultivada pela civilização Inca na cordilheira dos Andes. Os primeiros relatos devem-se aos espanhóis no século XV, onde mencionavam nos seus registos, que eram um dos principais alimentos dos indígenas, tendo sido introduzida no velho continente no mesmo século. Teve ainda um papel importante, como alimento de subsistência na Escócia, Irlanda e Inglaterra  em meados do século XVIII. Em Portugal, as primeiras referências são do mesmo século, mencionando que era pouca usada comparativamente com a batata doce (Ipomoea batatas L.)

Esta planta anual pertence à família das Solanaceae, parente do tomateiro e da beringela, fornece vários tubérculos, a semilha. As folhas são alternadas, compostas de forma lanceoladas a ovoídes com flores brancas a rosadas, pentâmeras, e com frutos em forma de baga. 

Sabias que?

Na ilha da Madeira, a planta alimentar era antigamente utilizada para fins medicinais. As rodelas do tubérculo eram colocadas na testa dos enfermos para baixar a febre.

Sem comentários: