quinta-feira, 15 de março de 2007

Lombrigueira, Formigueira

Nome científico: Chenopodium ambrosioides

O nome científico Chenopodium faz alusão à forma das folhas da maior parte das plantas deste género: cheno significa ganso e podium um pé pequeno. Ambrosioides é referente a Ambrósia, o néctar de que se alimentariam os deuses na Mitologia.
Na Madeira chamamos-lhe lombrigueira ou formigueira, este último termo talvez tente descrever o intenso cheiro desta planta quando se esfrega uma folha entre os dedos. Nos Açores é Usai-dela, um nome também muito sugestivo. Noutras partes do nosso país, é conhecida por Erva-enrola-peixe ou Erva-de-santa-maria.
Origem: América Central e do Sul

Descrição: Trata-se de uma erva alta, até 1 m, com muitos ramos por vezes avermelhados cobertos de folhas pequenas com dentes. As flores são minúsculas e dispõem-se em grande número em pequenas espigas ao longo da parte superior dos ramos. Produz centenas de sementes pretas, brilhantes, que nascem facilmente e podem levar a planta a espalhar-se mesmo por onde não é desejada.

Utilização: Esta planta foi referida como vermífuga, estomática, emenagogo, e calmante sobretudo em crises histéricas. O sumo da planta foi mencionado como tendo propriedades de cicatrização de chagas (pesquisa bibliografica).
Na freguesia da Ilha - Santana num trabalho recente, foi novamente apontado o chá de 3 ou 5 folhas frescas ou secas para as lombrigas, por vezes era adicionada hortelã pimenta (Mentha piperita).

3 comentários:

PLANTAS MEDICINAIS disse...

Olá Fatíma, muito boa a sua descrição desta planta. Quero acrescentar a forma de uso aqui no Brasil, principalmente no nordeste, usa-se o seu suco, por sinal, muito forte misturado ao leite para ascaris. Aqui é mais conhecida por Mastruz.
Fernando

Fátima Isabel disse...

Olá Fernando, obrigada pelo comentário. Já agora, o que é ascaris? Aqui não usamos esse termo.
Fátima

PLANTAS MEDICINAIS disse...

Oi Fátima, aqui esta a informação sobre a Ascaris lumbricoides é um verme nemátode, também conhecido popularmente como lombriga. Causa uma parasitose, geralmente benigna sendo conhecida por ascaridíase ou ascaríase. Se desejares trocar informaçoes sobre plantas medicinais, estou a disposição pelo imail ferplamed@gmail.com.