quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Frankenia laevis

Quem vai ao Porto Santo e aproveita para dar um passeio a pé, que não só de praia vive um homem, não pode deixar de encontrar esta resistente. Trata-se de uma matinha baixa - 20 cm de altura, se tanto - de cor indefinida, nem verde nem castanho, uma florinha rosa aqui e ali. À primeira vista pareceria um Thymus mas a ausência de cheiro e um exame mais atento à flor, descartou tal ideia.
Só regressada, e com a ajuda do livrinho verde (Franquinho e Costa, Madeira Flores, de facto imprescindível para uma identificação visual), pensei tratar-se da Frankenia laevis.




A família Frankeniaceae tem apenas um género: Frankenia, mas muitas espécies. Na Madeira apenas duas, segundo Press (Flora of Madeira): F. pulverulenta e F. laevis.
Caracterizam-se por incrustações ou pontuações de sal nos ramos e nas folhas, a laevis com as folhas mais estreitas, quase lineares e margens revolutas (enroladas para fora).
Aqui ao lado direito nas Floras e Herbários, escolhendo o Herbário Virtual del Mediterrani Occidental pode encontrar esta e outras Frankenias.

Sem comentários: