sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

     A 16 de abril de 1928, nasce na freguesia do Curral das Freiras (Ilha da Madeira), Manuel de Nóbrega, ordenado sacerdote em 1955 no Seminário Diocesano do Funchal. Devido a sua paixão pelas plantas, publicou alguns trabalhos em revistas científicas, e acompanhou vários investigadores que passaram pelo nosso arquipélago, tais como Afonso Luisier (Revista Brotéria), Padre José Gonçalves da Costa e Herman Persson (Museu História Natural de Estocolmo), entre outros.
   Ao longo dos anos, (1956 - 1996), paroquiou sete freguesias na ilha, e em 1981 por convite de Governo Regional da Madeira, organizou o herbário do Museu do Seminário do Funchal, sendo posteriormente instalado no Jardim Botânico da Madeira. Deixou vários contributos para a ciência, bem como redescobriu plantas consideradas extintas, Berberis maderensis, ArmeriamaderensisGoodyera macrophylla, entre outras.
  Em 1998, foi condecorado com a Ordem de Mérito por Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa. Nesse mesmo ano, resolve criar um herbário pessoal em criptogamia e plantas fanerogâmicas raras, que mais tarde, culminou numa exposição e na publicação em 2013, desta edição.

Fonte: Nóbrega, M. (2013). Ruralidade. S.R. Ambiente e dos Recursos Naturais - DIC - Divisão de Comunicação, 65 pp.

Sem comentários: