domingo, 3 de julho de 2016

Botânica, M. & Cultura nos Colóquios de Garcia de Orta

    Garcia de Orta é uma das mais influentes figuras da ciência portuguesa do século XVI. Filho de pais espanhóis fugidos da perseguição judaica da época, nasce em Castelo de Vide, estudando posteriormente medicina na universidade de Alcalá de Henares. Exerce medicina, e ensina Filosofia Natural em Lisboa de 1530 até a sua partida para a Índia  (março de 1534). Em Goa, publica "Colóquios dos Simples e Drogas e Cousas Medicinais da Índia", onde inclui o primeiro poema publicado do seu amigo Luís Vaz de Camões. Obra singular, que articula diferentes áreas, tempos e lugares, de carácter multidisciplinar, na qual a botânica e medicina, cruzam-se com a história, antropologia, linguística; perspetiva esta, que se perde com a tradução para latim de Charles de l´Écluse.
    Este volume reúne os textos apresentados nos colóquios "O Jardim de Orta. M., Botânica e Cultura nos Colóquios dos Simples" (abril de 2013) em articulação com "O Mundo num Livro" (abril de 2015).

Cardoso, A. Fontes da Costa, P. 2015. Botânica, Medicina e Cultura nos Colóquios de Garcia de Orta.  Edições Colibri, Lisboa,

Sem comentários: