segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Marroio

Marrubium vulgare L.

Planta pouco comum na Madeira mas que pode ser encontrada em quintais, cultivada, ou no estado espontâneo na Ponta de São Lourenço, no Porto Santo ou nas Desertas. É nativa da Europa.

Identificá-la é fácil recorrendo a imagens e sabendo que se trata de uma planta perene que cresce até cerca de 60cm, lança uns raminhos de secção quadrada com tendência a descansar sobre a terra, esbranquiçados, com um “feltro” branco. Quanto mais ao Sol mais esbranquiçada se torna. As folhas parecem enrugadinhas, espessas, podem crescer até 3cm e dispõem-se ao longo do raminho em frente uma da outra, alternando de posição (a primeira norte-sul, a segunda este-oeste). Lá para Maio, na axila de cada par de folhas aparece um leque de florinhas brancas inseridas num cálice com cerca de dez dentes. Ao secarem, estes dentes tornam-se rijos e agarram-se à roupa ou ao pêlo de quem lhes passar por perto.

Prefere solos pobres, bem drenados e calcários, pelo que, num quintal típico madeirense, pode ser difícil mantê-lo sem “melar”. Também não é fácil a reprodução: as sementes nascem mal e as estacas tardam a enraizar. O melhor método parece ser a mergulhia: cobrir com terra ou turfa dois ou mais raminhos, manter aí a terra húmida e esperar pelas raízes.

Por cá não temos encontrado quem dele se lembre, mas o Visconde do Porto da Cruz em 1951 cita o marroio como tónico, emenagogo, útil em bronquite e em males do fígado.

À semelhança dos que cá se fazem com o funcho, em algumas regiões do nosso país fazem-se rebuçados de marroio, com efeito expectorante.

Sem comentários: