quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Alecrim

O alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis, pertence à família Labiatae. O termo rosmarinus siginifica "orvalho marinho". É um sub-arbusto que pode atingir os 2 m de altura com folhas persistentes, lineares ou lobadas e de margens revolutas. As flores estão dispostas em cachos e possuem uma cor rosada a azulada.
O alecrim é uma planta introduzida de origem mediterrânea, utilizada na Ilha da Madeira na culinária, medicina popular, tradições religiosas e superstições.
A sua utilização, possivelmente a mais conhecida, é em curas contra o "mau-olhado" ou "invejas"; para isso, é necessário um ramo da planta e uma oração própria para o efeito, dita à pessoa com o mal. Segundo o Visconde do Porto da Cruz - autor madeirense com inúmeros trabalhos de etnografia realizados na década de 30 -, a planta era usada na medicina popular para várias doenças, tais como apoplexia, gripe, fastio, reumatismo e tosse. Mencionado também são os ramos para perfumaria, sendo estes colocados em arcas e gavetas; para tirar o mau cheiro de um quarto, os mesmos ramos foram apontados juntamente com cascas de pêros e uma pitada de açúcar, sendo posteriormente queimados sobre as brasas.
Outro uso muito interessante descrito pelo mesmo autor foi os perfumes feitos com incenso, alecrim e cascas de pêros para os pombos "acostumarem-se" aos pombais. Num trabalho recentemente realizado numa localidade da costa norte, o chá da planta foi também apontado para dores de cabeça, stress, enxaquecas, dores menstruais e má-disposição.

Sem comentários: