terça-feira, 20 de março de 2012

Erva Príncipe

    Erva príncipe, erva caninha, erva cidreira de cana, são inúmeros, os nomes comuns dados pela população da Ilha da Madeira, a esta planta de nome científico Cymbopogon citratus Staf. Herbácea perene, originária da Ásia possui caules eretos (alargados na base) que formam tufos densos e robustos. As suas folhas lineares, inteiras chegam até aos 90 cm de comprimento, que quando esmagadas libertam um suave e agradável odor a limão.
    Atualmente, esta planta é amplamente cultivada em várias partes do mundo, no oriente, o caule é utilizado na culinária e em infusões; nos trópicos é um importante elemento da medicina tradicional. Os seus usos medicinais são diversos, no entanto é mais conhecida para distúrbios gastro-intestinais.
   Na Ilha da Madeira é cultivada junto às habitações para fins medicinais, e segundo informações recolhidas em passados trabalhos etnobotânicos, esta planta é utilizada como calmante para dormir e para atenuar "dores de barriga". Foi ainda mencionado nestes estudos, que um chá desta herbácea com açúcar era dado às abelhas em época de pouco alimento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto e muito bom!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.