sábado, 16 de novembro de 2019

Juglans regia

    No Outono, os frutos secos são consumidos pelo seu incrível sabor principalmente na época do Pão-por-Deus são castanhas, nozes, amendoins, assim como figos passados e tâmaras, estes últimos introduções mais recentes devido à melhoria da qualidade de vida e à globalização. 
    A noz riquíssima em óleos essenciais já era utilizada pelo Homem desde o período Neolítico. A árvore, Juglans regia L., é originária do Sudoeste Asiático e da Pérsia e pertence à família  Juglandaceae. 
    As culturas mais antigas que se conhecem desta árvore remontam à Antiga Grécia cujo nome dado pelos gregos, karuon basilikon significava cabeça real, e persikon, origem persa. Na antiga Roma, a árvore era considerada sagrada, a partir da qual, os romanos extraiam das nozes, um delicado óleo para suavizar manchas no rosto e disfarçar cicatrizes, bem como as folhas eram usadas  em infusões para fins medicinais. Nos casamentos as nozes, descascadas espero, eram atiradas aos noivos como símbolo de fertilidade. Na culinária, as nozes eram ingeridas junto com passas, bem como feita uma conserva de nozes mergulhada em água durante nove dias, sendo que depois de secas eram fervidas em mel, gengibre e cravinho, e em seguida guardadas em potes durante 3 meses, antes de consumir. 

SABIAS QUE?
Na ilha da Madeira eram cultivadas nogueiras devido ao fruto, bem como usadas as folhas em decoções para problemas cutâneos, e em infusões para "purificar o sangue"...

Sem comentários: