Originária dos Andes, a papaeira (Carica papaya, L.) é uma das plantas mais conhecidas das regiões de climas tropicais. Na ilha da Madeira, foi introduzida como alimentar e cultivada junto ao litoral. Pertencente à família Caricaceae, esta herbácea atinge 2 a 5 metros possui folhas recortadas, flores brancas a esverdeadas e frutos alaranjados aromáticos, o ano inteiro. Nas suas folhas e caule, segrega uma substância esbranquiçada. Em diferentes locais, designa-se "papaia" aos frutos redondos e "mamão" aos frutos alongados.
No século XVI chegou ao Brasil, existindo referências que os espanhóis levaram-na para o Oriente via Pacífico, introduzindo-na nas Filipinas, e mais tarde atinge à Índia. Pela mão dos portugueses chega à África, sendo rapidamente difundida pelo mundo. A sua capacidade anual de frutificação nas regiões tropicais leva, a que seja uma presença assídua nas mesas de todas as classes sociais.
Na ilha da Madeira é usada para fins alimentares e medicinais, sendo que o chá das folhas facilita a digestão, tal como a ingestão do fruto.
Sabias que?
Para a carne de caça ficar mais tenra deverá ser envolta em folhas frescas, presas por um cordel pois a mesma possui um látex, que ajuda a "atenrar" a mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário