terça-feira, 9 de março de 2021

Moscadeira

         

   A  árvore da noz-moscada ou moscadeira, nome científico Myristica fragans Houtt, pertence à família Myristicaceae. Esta árvore é originária das ilhas do Índico, sendo descoberta pelos portugueses no fim do século XV, comerciando-a durante anos até passar para os holandeses. Mais tarde, é difundida para África, Brasil e Sudoeste Asiático.

De pequeno porte esta planta tem folhas oblongas, flores amareladas e frutos em forma de drupa. Na altura da maturação, o fruto abre-se deixando livre a semente, ovoíde, acastanhada, a noz-moscada ou noz da Índia.  Alguns autores, mencionam que o mesocarpo amarelado sucoso pode ser utilizado para fazer geleias  e outros doces; Clusio por sua vez, refere que a polpa com açúcar era usada para doenças de cérebro, útero e nervos.

Atualmente, sabe-se que o sabor particular e suas propriedades devem-se a um conjunto de compostos trepénicos, o pineno, canfeno, os mais abundantes, e ainda o safrol e miristicina. A planta é muito utilizada na aromatização de diversos alimentos (carnes, molhos, pastelaria, etc.), assim como atribuem-na propriedades estimulantes, carminativas, desinfetantes e afrodisíacas.

Sabias que?

     Hoje a maior produção da moscadeira localiza-se nas Caraíbas. O óleo da noz moscada é rico em miristicina, narcótica, usada na farmácia em pequena escala.

Sem comentários: