segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cardeais comestíveis

Hibiscus sabdariffa




É uma planta da família dos cardeais e do quiabo. Nativa da Índia, actualmente cultiva-se nas zonas tropicais de todo o mundo.

É anual e atinge 2,5 m. Em português era usual chamá-la vinagreira, por ser usada para dar cor ao vinho. Em França e nos países francófonos é Roselle.

Na Europa do Norte chamam-lhe Karkade. Os capítulos são usados em compotas, geleias, molhos, vinhos, gelatinas, bebidas refrescantes, pudins, bolos, chá, tartes, manteigas e gelados.

As folhas jovens consomem-se em saladas e como condimento. As sementes substituem o café. Dos ramos extraviem-se fibras.

Preparação

Primeiro lavam-se os capítulos, e escorrem-se. Depois faz-se um corte à volta do pedúnculo do cálice, para separar as sépalas da cápsula das sementes. Esta, junto com o pedúnculo é removida e descartada. Os cálices estão prontos para serem usados.

Podem ser simplesmente cortados em tiras e juntos a saladas de fruta, cozidos como pratos de acompanhamento ou cozidos com açúcar.

Secagem

A parte útil do capítulo pode secar-se ao Sol, numa estufa de laboratório (onde a temperatura não ultrapasse os 45º C), ou num forno eléctrico mantendo a porta aberta, na temperatura mínima durante 4 a 5 horas.

Chá

Por não se tratar da planta do chá, este termo é incorrecto; Deve-se dizer tisana, mas chá é mais usual.

O “chá” deve ser feito fervendo-se um punhado de capítulos durante 5 a 10 minutos, e depois deixando-se descansar outros 5. Serve-se coado. Pode usar-se os capítulos frescos ou secos.

Sumo, ou bebida fria

Trata-se de um ice-tea preparado com capítulos frescos ou secos, como se fosse chá. Também pode preparar-se mais concentrado, para guardar no frigorífico ou no congelador. Conserva-se bem desde que não se acrescente açúcar. Este deve juntar-se apenas na altura de servir.

Doces e compotas

Deve fazer-se como para os outros frutos, tendo em atenção que é um fruto com muita pectina e pouco doce. O ideal é talvez misturá-lo com outro fruto com características inversas.

Recomenda-se juntar água (em pequena quantidade), deixar cozer um pouco até ficar tenro e só então juntar açúcar e cozer durante 15 minutos. Para intensificar o sabor, experimente juntar o sumo de um limão.

Para uma textura mais fina, passa-se pela varinha mágica ou/e por um coador.

Flor de corte

Também é usada em arranjos florais como complemento de ramo.




2 comentários:

caldas disse...

gostaria de saber mais sobre os cardeias...seus nutrientes, qualidade para saude. e uso adequado e quantidade diaria pois temos pes em casa e fazemos conserva

Fátima Isabel disse...

Olá caldas. Peço desculpa por só agora responder, mas ainda não estou à vontade nisto de blogar. Há muita informação na net sobre este Hibisco. É também a única de que disponho. Na pesquisa o melhor é introduzir o nome científico - Hibiscus sabdariffa- para que apareçam informações mais fiáveis. Na minha opinião trata-se apenas de um chá agradável, com uma cor lindíssima, muito refrescante no Verão. Óptimo em Ice tea.
Após as refeições, e neste caso já quente ou morno, algumas pessoas referiram sentir uma digestão mais rápida.