sexta-feira, 3 de abril de 2020

Alfazema

   A alfazema (Lavandula sp.) surgiu de forma espontânea na bacia mediterrâneo e pertence à família Lamiaceae. Os óleos aromatizantes fabricados a partir da planta são usados na aromaterapia. Na Bíblia aparecem diversas referências à alfazema sob o nome de naardus pois os gregos pensavam que a planta era originária da cidade na Síria de Naarda. 
Os romanos também utilizavam a planta em banhos para relaxarem e cuidar da pele; faziam também uma infusão com os ramos de alfazema e chamavam a esse acto lavare, daqui surgiu o nome lavanda. Além das infusões para banhos, os ramos eram queimados para perfumar ou desinfetar casas, e as folhas as usadas para aromatizam as roupas. Segundo Plínio, a alfazema era ainda utilizada para enxaquecas e dores menstruais. 

SABIAS QUE?
No sul de França, a região da Provença, ao largo do mediterrâneo é uma das zonas onde a planta tem uma tradição secular na culinária. Além do mel, típico da zona, a alfazema é um dos ingredientes da célebre mistura de ervas provençais. É também comum, o seu uso para aromatizar compotas, gelados, chás ou vinagres. 

Sem comentários: